Translate

Tradições e Manifestações Culturais

O Receptivo Novas Lavras tem o prazer de lhes apresentar Lavras Novas um lugar simples e cheio de crenças e costumes.
                                                        De janeiro a janeiro
Seja você cristão ou ateu, religioso ou não, não importa agora você terá o prazer de se deliciar das mais memoráveis datas que reúnem os fieis amantes, simpatizantes ou como quiserem chamar as pessoas que vivenciam a vida religiosa de Lavras Novas.

Este lugar é tão abençoado que seu calendário é regado deste janeiro ate dezembro com data e acontecimentos que enriquecem a cultura,
Em janeiro temos o encontro da folia de Reis com a comunidade entoando seus hinos e cânticos que alegram as noites em Lavras Novas.
Para quem gosta de um ato piedoso e tiver a oportunidade de vivenciar deve estar presente na Semana Maior da Igreja que e a Semana Santa semana esta marcada por procissões, pregações via sacras e e com certeza um momento solicito para um encontro pessoal com a fé .
Em meados do ano alguns acontecimentos merecem nossas lembranças que vão deste o mês de maio em que temos a coroação a virgem Maria feita pelas crianças da comunidade que prestam suas homenagens a santíssima virgem passando pelo mês de junho com os festejos de Santo Antonio,são João e são Pedro, santos de devoção da comunidade e que aquecem o vilarejo com uma fogueirinha e uma canjica na beira do fogão a lenha marcando a festa junina.

Neste mês temos a prazer de vivenciar um friozinho que só em Lavras Novas

tem e com uma dimensão tão importante, devido aos seus metros de altitude e claro as características típicas que só lavras tem.
Lavras Novas mesmo passando por um processo de aculturação tem ainda tradições e costumes que são carregados desde nossos antepassados, neste mês em especial temos a tradição de comemorar o dia de santo Antonio,são João e são Pedro,nomes estes que alguns moradores tem o privilegio de ser chamados.

O mês começa quente com o clima romântico dos dias dos namorados,e com os festejos de santo Antonio, nesta data temos fogueiras que aquecem as ruas, e o mais importante um cafezinho nas casas de todos os Antonio que recebem com muita graça e alegria todos que se achegam para prosear e tomar um quentinho café que é servido sem distinção para todos , no dia 23 de junho é a vez da pequena vila se aquecer com
a fogueira de são João, onde os moradores carregam os bancos para fora de casa e se reúnem para jogar conversa fora com os vizinhos alem de se deliciar das canjicas

oferecidas pelo moradores com nome de João , chegando no fim do mês temos o tão

esperado dia de são Pedro que para finalizar este ato tão grandioso reúne mais uma vez

os moradores ao redor das casas para fugir das rotinas do dia a dia e unir cada vez este

povo de caráter tão humilde.

O mês de junho mês de festa juninas acontecem também bailes caipiras paralelos

aos festejos de são João santo Antonio e são Pedro, que enriquecem cada vez mais as tradições em Lavras Novas.

Estando aqui conosco neste mês ou em um deste dias quentes de festas , não se iniba

se achegue para conosco comemorar ,rir da vida e mais , prosear um “bucado” sobre fatos corriqueiros do nosso dia a dia,teremos um prazer enorme em recebe-los nos cantos de nosso fogões.

Mas cá pra nos, esperar mesmo o povo espera e a tão adorada festa da padroeira que é festejada no mês de agosto com uma belíssima festa com direito ate queima de fogos de artifícios que anuncia no céu a gratidão a virgem Maria por todos os seus devotos.
Assim a comunidade vai caminhando por meses do ano sempre valorizando sua cultura, mostrando o que de melhor tem pra oferecer que e seus credos crenças manifestações .

Estes momentos servem pra resgatar a cultura que as vezes é banalizada ou ignorada por muitos.e como diziam os mais velhos PERDEREMOS TUDO,MAS NUNCA DEIXAREMOS DE LADO NOSSA ESSÊNCIA.